Colômbia: um país que ninguém conhece

sábado, junho 04, 2011


Curiosidades, costumes e a gastronomia a diferencia na America Latina 


Situada no extremo noroeste da América do Sul, a Colômbia é o único país do subcontinente banhado pelos oceanos Pacíficos e Atlântico no mar do Caribe. Compartilha fronteiras com Panamá, Venezuela, Brasil, Peru e Equador, e possui uma cultura rica que o mundo  desconhece.



Carlos Rodríguez, CÔNSUL comercial da Colômbia no Brasil e diretor da “PROEXPORT COLOMBIA” (que é o escritório do governo colombiano responsável pelas atividades da EMBRATUR , e pelas exportações do seu  país ao mundo), revela curiosidades sobre sua nação.

“Hoje o cenário da Colômbia mudou, somos o segundo país mais populoso da América do Sul, e o único que supera a população do estado de São Paulo. Não exportamos apenas café e petróleo, mas sim frutas, materiais têxteis e coca para as indústrias siderúrgicas.
Assim como os brasileiros nosso povo é alegre e receptivo, e nossa maior importância é a família”, diz Rodriguez. 

Divulgação

O esporte nacional do país é o Tejo, uma versão do Turmequé dos Indígenas Muiscas. A brincadeira consiste em lançar um disco de ferro para atingir um alvo, cujos limites  tem  pólvora. Quem conseguir fazer mais explosões é o vencedor do jogo, mas também é praticado o baseball, patinação e o futebol, conclui.

Na literatura e nas artes plásticas, o país tem dois dos maiores nomes da América Latina, Gabriel García Márquez que ganhou o prêmio Nobel de literatura em 1982, e Fernando Botero, considerado o artista plástico vivo mais bem cotado da América.

Divulgação: Shakira

 No cenário musical, a Colômbia é considerada a nova fábrica de hits Latino, representada por  Shakira, de Barranquilla que conquistou o mercado, Juanes de Medellín, mistura pop e rock com suingue latino e Carlos Vives de Santa Marta são expoentes do “tropipop”, que é uma mistura de ritmos tropicais com  batidas pop.

Hits Colombianos

O país possui uma mistura musical que chama a atenção dos turistas, a Colômbia é uma esponja de tendências entre o México, que dita a moda na América Central, como a Argentina, que faz o mesmo no Cone Sul.

“Os colombianos abraçaram a causa da cultura Mariachi, com seus chapelões mexicanos, a música ranchera e os tacos são os estilos de muitos, mas na hora de chacoalhar o esqueleto, a preferência nacional se volta para o Caribe. Nas festas os ritmo mais tocado é a salsa, porem o merengue e reggateon, são ritmos  calientes do Caribe  que agitam a todos.”, relata o Cônsul.

Pablo k. Gonzalez, 24 anos é colombiano estudante universitário e mora em São Paulo a um ano, e comenta que senti saudades de seu país, em especial da gastronomia.

“Tem brasileiro que jura que a goiabada é exclusividade nacional, porem a Colômbia também tem essa delícia, lá chamamos de bocadillo. O romeu e julieta é comum em nosso país, mas é conhecido como  quesadillo, diz Pablo”

Apesar de a gastronomia colombiana ser parecida com a brasileira, vários ingredientes familiares são combinados de maneira inusitada. Para acompanhar o tradicional arroz com feijão, os colombianos comem pedaços de abacate espetados no garfo e mergulham em um caldo. 
“Também temos pratos diversificados, que deixa qualquer um de água na boca, como o ajiaco (feito com abacate, batata, milho e peito de frango), o sancocho (feita com carne,cebola, batatas sabaneras, banana da terra e mandioca) entre outros”, relata Gonzalez.

Sancocho Comlombiano

 Bogotá a capital do país possui mais de 7 milhões de habitantes, já foi sinônimo de pior cidade da Colômbia devido a sequestros relâmpago, tráfico de drogas e guerrilhas liderada pelas FARC (Forças Armadas Revolucionarias da Colômbia). Hoje a cidade vive uma nova realidade política, econômica e de segurança, que esta mudando essa imagem e atraindo mais turistas para a nova Colômbia.


Comentários
24 Comentários

24 comentários:

woops! disse...

mtoo bom seu blog! parabéns!

http://woopsbloops.blogspot.com

Paulo Cheng disse...

É um país sensacional, apesar de ser latino, mas muito diferente do Brasil. Ótimo blog vc tem, gostei bastante, parabéns.

Abração pra ti

felipe leon disse...

nunca havia percebido que o País tem litoral nos dois oceanos e poderia investir muito no turismo...obrigado pelo comentário no fleon abraços!!!

Poquiviqui disse...

Bacana demais! Realmente todo mundo, sem distinção, tende a fazer um estereótipo de um lugar ou povo pouco conhecido. Pegam as poucas informações que tem e criam um "rotulo".
Informações interessantes, essa Colombia eu não conhecia.

Mr. Rïver disse...

Que isso? Eu conheço a Colômia! Apesar de nunca ter pisado lá, a Geografia sempre foi minha matéria preferida!

Quanto a você e seu blog, só posso tecer elogios véi! Seu espaço aqui é completo! tem um conteúdo muito interessante! Meus parabéns ;D

S.Rïver
http://saimonrio.blogspot.com
http://www.youtube.com/riuhpvh

Macaco Pipi disse...

sempre tem algo bom
nao importa onde

É verdade...a Colombia não costuma ser o destino dos sonhos de muita gente... mas é um pais bem privilegiado pela beleza.
Seu blog é ótimo.
Seguindo...
bjos
http://draclaudiabenevides.blogspot.com/

a gente reclama dos americanos por que eles colocam o Brasil todo diferente nos filmes e não conhecem nada,mas provavelmente se a gente fizesse um filme sobre a colombia seria tudo errado tambem

pega ai! disse...

bem bacana seu blog um lugar bem legal de ficar se lendo um post

http://qrirpegaai.blogspot.com/

Lucas Montenegro disse...

Muito interessante! Eu nem sabia que o García Marquez era colombiano... Esse é um país vítima de uma imagem negativa internacionalmente, quando pensamos em Colômbia geralmente a primeira coisa que vem à mente é a questão das drogas, FARC... O importante é ver que, por mais que isso seja verdade, também há muitas coisas boas que fazem a Colômbia um ótimo país!

Valeu por essa aula cara, sou apaixonado pela cultura sulamericana!

Marcus Alencar disse...

É muito interessante e oportuna você escrever sobre países como a Colômbia, pois mesmo que façamos parte de uma mesma AL conhecemos tão pouco um dos outros, não é mesmo?
Isso mostra o quanto você está usando bem esse espaço virtual para levar informação e compartilhar curiosidades com o público geral.
Muito legal, caro jornalista.

Obrigado pela visita no meu blog.
estou seguindo.

Adriano Silva disse...

bacana seu blog... adc sem calotes rsss...abraço e até mais

http://morangosverdesmofados.blogspot.com/


ps: Colombia é mesmo maravilhosa.

Muito legal seu texto sobre a Colômbia, uma vez que ao falarmos nesse país, sempre vem em mente guerrilhas. A Colômbia, como toda a América do Sul, tem uma riqueza histórica e cultural imensa, e não pode ser estigmatizada.

http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

Dalmo Sales disse...

Gostei muito do seu blog e retribuindo a visita ao nosso...

Que tal fazermos uma troca de banner?!

Amei a diversidade de conteudo do seu blog e informações culturais...

http://arancandodotube.blogspot.com

nosssa, nem sabia que a Shakira era da colombia..

Barbara Nonato disse...

Há ainda muito preconceito a ser vencido em relação à Colômbia devido à influência das FARC. É preciso que as pessoas de outros países valorizem mais a cultura e turismo do local, que é riquíssimo e proporciona excelentes possibilidades de entretenimento. Excelente teu artigo!

bia santos disse...

Quem lê viaja...

Viajei agora para a Colômbia sem sair de casa...

Jeh Pagliai disse...

Realmente, um pais que não conhecemos, mas que é tão encantador...rs

Beijinhos

---
www.jehjeh.com

Muito interessante teu blog.
pretenções muito boas! é isso ae cara!!parabéns!!!
obgd por comentar no meu.
sucesso pra vc tbm!!!

Jean Superion disse...

Hum, interessante ... coisas que não sabia. show de bola.







Blog Cagando & Andando
www.cagandoeandando.tk

Andy A. disse...

que legal contribuir para uma melhor imagem de um país conhecido por seus carteis ...
http://andyantunes.blogspot.com/

Tinha tudo pra ser um paraíso na Terra, mas os interesses do capital internacional sempre fodem com tudo.

Fernanda disse...

Nossa, adorei saber mais! Confesso minha mais profunda ignorância em relação à Colômbia... Que legal o esporte tejo, jamais ouvira falar dele! Vivendo e aprendendo! Achei muito fofo o nome da goiabada, o "bocadillo"... e a gente achando que tinha esse monopólio, hehehe... Beijos!

Gleica Granger disse...

Essas informações foram maravilhosas. assim mostra um lado que não conhecemos, tira uma imagem ruim que passam para nós brasileiros da Colômbia.
Amei saber um pouco mais desse país tão cheio de alegria e cores como o Brasil.

Followers