O descaso com os moradores de rua de São Paulo

domingo, maio 02, 2010


Após o  fechamento dos albergues,  a prefeitura de São Paulo faz acordo de novas parcerias
Atuando desde junho de 2009  no centro de São Paulo, a Associação Aliança de Misericórdia  uma entidade católica  vem desenvolvendo diversos trabalhos sociais com  as Tendas de  Convivência Jardim da Vida I e II. Devido uma parceria com a prefeitura, o objetivo desse  projeto é acolher  e desenvolver atividades  assistenciais, culturais, lazer e higiene durante o período que  os moradores de  rua maiores de idade permanecerem  no local ,que funciona todos os dias das 08:00 as 18:00 hs.
As tendas contam com  22 pessoas sendo que 14 são educadores voluntários e o  restante da  equipe é integrada por médicos,  psicólogos e psiquiatras  cujos   trabalhos são mantidos pela prefeitura.
Desde o fechamento de alguns  albergues os Centros de Convivência  que recebiam 150 moradores de rua, passaram a  receber  de 250 a 300 pessoas durante todo o dia.
Dona Mercedes José da Silva 55 anos, freqüentava o albergue Cirineu que foi  fechado  e afirma que os centros são  muito bons pois consegue se  distrair com  diversas atividades. Porem demonstra  apenas uma insatisfação com o local,  afirma que na hora do almoço tem que  voltar para a rua pedir ajuda  para matar a sua fome e de seus  3 filhos, pois as Tendas não  fornecem alimentação.
Mesmo não  oferecendo alimentação  e leitos para passar a  noite dona Mercedes não gosta de lembrar o tempo que passou  no albergue Cirineu que  foi  fechado,  ela relata que a situação do local era precária, pois muitos que passavam a noite não  tomavam banho e onde se localizava as camas era no  meio de muita bagunça e sujeira.
“Prefiro dormir na rua a  voltar para um albergue da prefeitura”, conta Sr.  Joaquim  Farias Rodrigues, 43 anos ex- advogado e morador de rua.
“Também já dormi  no albergue Cirineu e depois no São Francisco” que também foram fechados, não consegui vagas em outros e tive  que  voltar a dormir debaixo do  viaduto . Joaquim é um dos moradores de rua que preferem dormir ao relento,  pois não quer  deixar o centro de São Paulo.
A Associação Aliança de  Misericórdia, possui outros centros que atendem os moradores de  rua, como a casa Restaura-me afirma Ueler, um dos  educadores da Tenda de Convivência que comenta” o fechamento dos albergues é devido má administração da prefeitura de São Paulo”.   
Morando nas ruas de São Paulo podemos encontrar diversos tipos de pessoas, boas, com formação como engenheiros, advogados e pessoas sem estudos, porem todos  precisão de oportunidade para poder mudar a sua situação. Além do  descaso de nossos  governantes que estão no poder, o maior problema dessas  pessoas  é o preconceito, pois muita gente com medo de  serem  assaltados dão as costas para aqueles que querem ajuda.
Um grito de socorro, é a  expressão que define muitas crianças, adolescentes jovens e  velhos que não tem para onde ir, a quem  socorrer e que tem se mantidos  de pé pela Fé.       

Comentários
17 Comentários

17 comentários:

Muito boa colocação no Blog, a realidade de muitos ! Parabéns!

Divulga pra mim:
Olá galera o blog garotas teens antenadas e o blog escritoras teens estão promovendo a organização do livro "Deixa que eu te conto!" um livro de contos direcionado para o publico teen e inteiramente feito por eles.
Junte-se a nós neste projeto.
Visite o blog e saiba mais!
http://garotasteensantenadas.blogspot.com/
http://escritorasteens.wordpress.com/

Sob a organização e supervisão da escritora Izabelle Valladares
blogdaizabellevalladares.blogspot.com/

Macaco Pipi disse...

PRECISAM CUIDAR DESSES CARAS!

Macaco Pipi disse...

TEM QUE INVESTIR PORRA!

Felipe Augusto. disse...

Legal, comentario vindo da comunidade :)

DahDah disse...

tem selo pra vc no meu blog

estrogênicas disse...

Muito verdade tudo q vc disse... As pessoas carentes são muito negligenciadas... É foda..

estou te seguindo, se der, me siga tbm!
www.estrogenicas.blogspot.com

Marcos Lima disse...

Acabamos passando por essas pessoas, que são gente como a gente, e fingindo que não as vemos. Precisa investimento do governo e investimento em conscientização popular.
Ficar alheio a isso não dá.

Inclusive, na Band, nesta terça, estreia o programa A Liga, justamente tratado sobre esse tema! Fica a dica.

Abraços
http://senhor-do-tempo.blogspot.com/

Grasiele Rocha disse...

Alguma coisa tem que ser feita por essas pessoas. Mas o problema é que o governo é descançado, e nós também somos. Acho que dar lugar para moradores de rua dormir ou passar o dia, não é o suficiente, pois assim eles se acomodariam...

Adorei o Calendário do teu Blog.

Parabéns, Abs.

seuvicio disse...

Tinha um cara aqui na cidade q alugava o apartamento e morava na rua.

Marcela disse...

Oi Leandro,

O interessante na blogsfera é isto, esta amplitude de pensamentos/escritas, e graças a Deus em sua maioria com qualidade ou consciência. Você argumentou com propriedade, embora o descaso não é centrado apenas e somente em SP a um descaso geral, onde andará a preocupação de nossa centralização? Ah é, eleições vem aí!

se quiser e puder, poderíamos trocar algumas figuras:

http://memoriaspsicodelicas.blogspot.com

Kleverson Morais disse...

Exatamente como o amigo disse a cima, o descaso não é centralizado e esse talvez seja o maior problema, pra você tomar noção da gama de problemas que podem ser maiores ou tão grandes quanto.

Gostei da maneira como você disserta, parabéns.

O governo de SP tem que fazer algo por esse povo e ALIMENTANÇÃO pro pessoal!

Um abraço.

Visite também: http://diarioklc.blogspot.com/

a falta de interese com relação aos moradores de rua é horrivel, temos que mudar isso não só em SP mais em todo o Brasil, morador de rua tambem é cidadão e como cidadão tem seus direitos se não pode acabar morto ou ate entra na criminalidade como forma de sobrevivencia.

belo post^_^

xau

Isso é muito complexo. Pois tem muita gente que gosta de morar na rua e até tem dinheiro, muitos são até viciados que foram expulsos de casa. Não sabemos quem realmente precisa e quem não. Quando se faz aquelas casas do governo ou apartamentos, muita gente vende, repassa e volta p rua. É muito mais prático ser sustentado pelo governo e ficar sem ter o que fazer. Muitos nem se interessam em procurar assistência nessas organizações que ajudam os moradores de rua, pois n curtem regras. Porém alguns realmente n têm p onde ir e procuram ajuda nessas ongs porque vivem na rua desde pequenos por falta de opção devido a pais destruturados ou são esquizofrênicos que não conseguiram voltar p suas casas. E n é fácil se erguer, ou reerguer-se. Quem n tem dó de ver um morador de rua jogado ao relento? Como se não bastasse a prefeitura ainda fecha os albergues pq é mais prático que reorganizar a infraestrutura. Mas uma coisa é fato: Pra quem já tem o macete, parece que viver nas ruas é mais "agradável" que viver com parentes ou até na sua própria casa. Conheci uma senhora que morava em uma praça aqui perto de casa, ela comia melhor que eu todos os dias. Sempre tinha almoço certo, café da manhã, jantar e lanche da tarde. O pessoal até levava ela p dar banho, arrumava o cabelo. Ela tinha família no interior e n voltava nem a pau.Pq ela era ex-assaltante de banco e se queimou na cidade e ainda recebia o LOAS da previdência social. Uma pessoa que recebe o salário mínimo todo mês e ainda come de graca, ganha roupa de graça etc, etc...vai voltar p casa pra q? Vai arranjar emprego pra q? Pra perder a boquinha? Levaram ela p um abrigo e ela voltou, n curtiu as regras. Hj em dia n sei p onde ela foi.
Temos q ser críticos e observarmos que existem dois lados dessa moeda, brasileiro é muito malandro e quem paga os impostos é vc que trabalha. Não sou sem coração, antes que me critiquem, muito pelo contrário, mas é a realidade.

Bruninha Bastos disse...

Parabens pelo blog!

O assunto colocado gera uma série de discussões, tanto sobre a situação dos albergues como a das pessoas.
Mas esperamos que ações de outros orgãos ou pessoas mesmo mudem essa situação neh?

Beijos

Admin disse...

tenho um blog que encina como ganha dinheiro em sai deksa!!
com o neobux
provas de pagamento no canto direito e material esplicativo para cadastro pagamento realizados instantaneamente!!
http://ganhe-dinheiro-facil-ptc.blogspot.com/

se quiser fazer parceria e participa tbem do neobux
add meu msn samilo@live.nl, pra fazermos parcerias e tira duvidas do neobux caso vc tenha!

espero poder faze parceria com vc!

Plugaki disse...

foda!

Sandro Batista disse...

Leandro,

Primeiro parabéns pelo blog (to seguindo), pela diversidade de informações, e como vc domina bem os mais variados assuntos. Escolhi esse post pra comentar, porque dentro todas as mazelas sociais, nenhuma me sensibiliza mais que a situação dos moradores de rua. Acho que é quando a pessoa deixa de ser humana, é muita indignidade para um cidadão ficar ao relento, ali jogado, e pior, quase invisível aos olhos de todos. É uma pena que o poder público seja incapaz de prover meios de tirar essas pessoas das ruas, mas que bom que existem, ainda que poucas, instituições que cuidam dessas pessoas!

Abração

http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

Followers