Atividades física é o remédio ideal para a vida saudável

quinta-feira, setembro 17, 2009


Todo mundo já sonhou em ter aquele corpão sarado, músculos definidos e estar livre daquelas gordurinha indesejável, porem muita gente tem preguiça de freqüentar uma academia ou até mesmo de praticar esportes. Estamos carecas de saber que a  prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo.

Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. No caso de crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras.


Com relação à saúde física, é notável a  perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o "colesterol bom"). Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas.

Banco de imagens

 A pessoa que deixa de ser sedentária e passa a ser um pouco mais ativa diminui o risco de morte por doenças do coração em 40% (conforme pesquisas). Isso mostra que uma pequena mudança nos hábitos de vida é capaz de provocar uma grande melhora na saúde e na qualidade de vida.

Já no campo da saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse. Além disso, auxilia também na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação da auto-estima. Há redução da ansiedade e do estresse, ajudando no tratamento da depressão.
A atividade física pode também exercer efeitos no convívio social do indivíduo, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar.

Interessante notar que quanto maior o gasto de energia, em atividades físicas habituais, maiores serão os benefícios para a saúde. Porém, as maiores diferenças na incidência de doenças ocorrem entre os indivíduos sedentários e os pouco ativos. Entre os últimos e aqueles que se exercitam mais, a diferença não é tão grande.

 Assim, não é necessária a prática intensa de atividade física para que se garanta seus benefícios para a saúde. O mínimo de atividade física necessária para que se alcance esse objetivo é de mais ou menos 200Kcal/dia. Dessa forma, atividades que consomem mais energia podem ser realizadas por menos tempo e com menor freqüência, enquanto aquelas com menor gasto devem ser realizadas por mais tempo ou mais freqüentes.

Corrida é uma ótima opção para quem quer iniciar uma atividade física

Eu não tenho preguiça, malho bastante porque sei os benefícios que estou tendo e porque quero manter meu corpo sarado (rs..rs..), mas, se você não gosta de musculação tente  praticar algum esporte, futebol, natação vôlei, sei lá mas, faça algo que a sua saúde agradece.

Comentários
6 Comentários

6 comentários:

Digalogando disse...

Massa o blog cara!
Os seguidores nao tao aparecendo aki... entao nao consegui seguir mas ta no favoritos :)
passa la depois
A equipe digalogando agradece!

torradastostadas disse...

só de pensar em atividade fisica dá uma preguiiiiça haha

Silvio Koerich disse...

Parabens pelo post brother gostei.

Tô te seguidno aki no blog e twiiter te encontrie via orkut, passa no meu e vê se gosta. Podemos passar a comentar um do outro se rolar afinidade.

Abraço

David Aragon disse...

Olá Leandro, parabéns pelo blog, está bem legal. Notei que vc não configurou a data no seu painel de controle, por isso ela não aparece direito no balão ao lado do título do post.

Tenta ajeitar, é super fácil, vai em Configurações, depois Formatação, então mude a data para esse formato: "Quarta-feira, Março, 2008.

Espero ter ajudado.

CHINFRAS e TALS

Leandro Narciso disse...

Beleza David, q bom q gostou, agradeço pela dica, masentão, ja esta da forma q vc disse mas acho q deve ser o template porq continua do jeito q vc disse...

abraços

Jurandir disse...

Amigao parabens pelo seu blog, continue sempre assim, sendo nosso orgulho..Deus te abençoe sempre..Parabenss

Followers